É HOR DE ENCONTRAR

O MONTE RORAIMA

PERMITA-SE EXPERIMENTAR

   O Monte Roraima, localizado na região que foi colonizada pelos espanhóis e britânicos em 1595, despertou o interesse de aventureiros e estudiosos que desejavam conquistar essa montanha aparentemente inacessível. Após várias tentativas frustradas, a primeira ascensão bem-sucedida ocorreu em 1884, quando uma expedição britânica liderada por Everard Ferdinand im Thurm alcançou o topo. Essa conquista foi patrocinada pela Royal Geographical Society e marcou o início do desenvolvimento turístico na região, que só se intensificou a partir de 1980. O Monte Roraima se tornou um destino popular para os amantes da natureza e aventureiros que buscam experiências únicas e desafios emocionantes. Suas formações rochosas impressionantes e a sua localização remota proporcionam aos visitantes uma experiência inesquecível.

   Essa montanha é um dos lugares mais antigos do planeta, sua superfície foi formada no período pré-cambriano e remonta à formação da terra há 4,6 milhões de anos. Chegar no topo do Monte Roraima, é como estar em outro planeta. Trata-se de um tepuy, um tipo de montanha em formato de mesa, cercado por íngremes falésias que podem atingir até 1.000 metros de altura. As últimas faces da montanha se assemelham à proa de um navio, avançando majestosamente sobre a floresta abaixo. Por essa razão, é conhecido como "a proa". O topo praticamente plano do platô tem pouco mais de 13 quilômetros de comprimento, em linha reta, e sete quilômetros de largura. Sua superfície é marcada por formações rochosas que lembram ruínas esculpidas pelas condições climáticas, além de abrigar grutas, jacuzzis naturais e desfiladeiros imponentes.

   Um dos destaques é a "Pedra Maverick", o ponto mais alto da montanha, situado a 2.810 metros de altitude. No topo, as condições climáticas são drasticamente diferentes em comparação à sua base. Durante o dia, a temperatura média quase não ultrapassa os 10 °C, mas à noite pode chegar a 2 °C. A água proveniente do monte Roraima, seja através de cachoeiras ou de fontes subterrâneas, dá origem a uma variedade de rios que podem fluir de forma permanente ou sazonal. Essas características únicas do clima e do fluxo de água contribuem para a formação de um ecossistema diversificado e especial na região do topo da montanha.                                                                                           A fauna e a flora do tepuy são amplamente desconhecidas devido à exploração tardia dessa área. A cada ano, novas espécies são descobertas, e destacam um alto grau de endemismo, especialmente na fauna.

    Esse fato revela a necessidade extrema de cuidado e preservação por quem visita o Monte Roraima, levando em conta o iminente risco de extinção para essas espécies. É sempre importante lembrar aos turistas que a falta de conhecimento sobre esse ecossistema, somado à uma presença ameaçadora podem levar à perda irreparável de biodiversidade.

CONTACT US

O Monte Roraima é o lugar incrível para se viver a aventura perfeita. Seja para quem quer se conectar com a natureza, uma nova aventura, ou explorar lugares jamais tocados pelo homem, você encontrará muita ação. Contacte-nos para o ajudarmos a proporcionar uma experiência incrível num dos locais mais mágicos do planeta.